domingo, 12 de outubro de 2008

SUL-AMERICANO JUVENIL MASCULINO 2008 : Brasil é vice-campeão e Argentina volta a vencer 26 anos depois


Vinte e seis anos depois, os argentinos Nicolas Uriarte e Facundo Conte repetiram a conquista de seus pais, Jon e Hugo, respectivamente, no Campeonato Sul-Americano Juvenil masculino de vôlei. Neste domingo (12.10), os argentinos derrotaram a seleção brasileira por 3 sets a 1, com parciais de 13/25, 25/14, 21/25 e 23/25 na final da competição que teve a duração de 1h41. A medalha de bronze ficou com a Venezuela.

Brasil e Argentina entraram em quadra já classificadas para o Campeonato Mundial da categoria, que será disputado na Índia, em julho de 2009. Os argentinos, campeões em 80 e em 82, tiveram em Nicolas Uriarte seu principal nome. O jovem de 18 anos, que fez parte da equipe adulta na Copa América, realizada em Cuiabá, levou três prêmios: melhor jogador, levantador e saque. Outros dois companheiros de time também levarão mais um troféu na bagagem além da medalha de our Franco Lopez (melhor líbero) e Pablo Crer (melhor bloqueio).

Da seleção brasileira, os premiados foram Maurício (melhor recepção) e Thales (melhor defesa). O maior pontuador do Sul-Americano foi Jose Nazareno, do Equador, com 96 pontos em todo o campeonato. O melhor atacante foi Jose Perez, da Venezuela.

Apesar dos prêmios individuais, Maurício e Thales não esconderam a decepção por não terem conquistado o título sul-americano para o Brasil.