terça-feira, 8 de julho de 2008

LIGA MUNDIAL 2008: De volta ao país, seleção brasileira de prepara para enfrentar a França em Belo Horizonte


Líder do grupo A da Fase Intercontinental da Liga Mundial de Vôlei, a seleção brasileira masculina já está de volta ao país, onde disputará as próximas duas etapas da competição, além da Fase Final, entre os dias 23 e 27 de julho, no Rio de Janeiro. Neste final de semana, no SÁBADO (12.07) e no DOMINGO (13.07), o Brasil enfrentará a França no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte. As duas partidas começarão às 10h. Nesta QUINTA-FEIRA (10.07), os atletas conversarão com a imprensa após o treinamento, marcado para as 9h, no Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca, no RIO DE JANEIRO.

O ponteiro Samuel, de 24 anos, é o atacante mais eficiente da Liga Mundial 2008, com 57,52 % de eficiência no fundamento. O jogador brasileiro afirma que a equipe deverá ter bastante atenção com os franceses, que têm a mesma pontuação do Brasil (14 pontos), mas levam desvantagem no ponto average (divisão dos pontos marcados pelos pontos sofridos), primeiro critério de desempate da competição.

“A França já nos complicou uma vez nesta Liga Mundial (venceu o Brasil na segunda rodada por 3 sets a 2, em Paris). Os franceses serão grandes adversários, pois estão lutando pela classificação às Finais. Precisaremos manter a concentração durante as duas partidas, pois eles jogam em cima dos erros dos rivais. Não podemos tropeçar em casa”, afirma Samuel.

Ex-jogador do Telemig Celular/Minas (MG), onde foi bicampeão da Superliga Masculina, Samuel sabe bem da força da torcida mineira.

“O torcedor mineiro é apaixonado pelo voleibol e sempre nos dá muito carinho quando a seleção joga no Estado. Certamente, nos passará muita força, lotando o Mineirinho nos dois dias. Será um prazer voltar a Belo Horizonte”, conta Samuel, natural de Curitiba (PR).

O levantador Marcelinho, que não participou dos confrontos com os franceses nesta Liga Mundial, também aponta os europeus como rivais complicados.

“A França cresceu bastante nas últimas temporadas e entrou para o grupo dos principais times do mundo. Não estarão nas Olimpíadas porque disputam um Pré-Olímpico muito forte, o Europeu. Por isso, iniciaram um processo de renovação na equipe, que já mostrou bons valores nos jogos contra o Brasil, em Paris. Precisaremos ter paciência para vencer a forte defesa deles”, diz Marcelinho.